sobre o clube
de colecionadores
O Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) tem como um dos seus objetivos criar o hábito do colecionismo de arte contemporânea a um valor convidativo, contribuindo na formação de coleções de arte particulares, enriquecendo o acervo do museu e incentivando a produção artística brasileira.
Criado em 1986, o Clube de Colecionadores foi dividido em duas áreas, de gravura e fotografia. Com o aumento da interdisciplinaridade nas artes e com as fronteiras entre diferentes linguagens artísticas cada vez mais borradas, não fazia mais sentido manter a divisão entre o clube de colecionadores de gravura e de fotografia. Em 2022, o MAM unifica seu Clube de Colecionadores. Essa nova orientação é também um modo de acertar o passo com as discussões contemporâneas. Trata-se, ao mesmo tempo, de um questionamento sobre a pureza da gravura e da fotografia, e um estímulo para que artistas desenvolvam obras que podem superar os limites de cada uma das linguagens.
Perto de completar quarenta anos, é o programa institucional mais duradouro do museu, que preserva em sua coleção exemplares de todas as edições já realizadas.