Serigrafia impressa sobre papel hahnemühle 300g
Lucia Laguna se vale da técnica de pintura com o uso de
máscara, ou seja, uma fita adesiva que protege certas áreas
da tela enquanto em outras a pintura é aplicada. As fitas
precisam aderir bem à superfície de pintura para evitar o
vazamento da tinta. Depois da pintura completamente seca,
as fitas são retiradas, fazendo com que elas estejam ligadas
ao tempo lento da própria pintura. No caso da artista, o
tempo não está apenas no amadurecimento e no momento
de concentração, mas também no tempo da depuração
do vocabulário pictórico, da construção vagarosa que se
desfaz de tudo aquilo que não é necessário.
Depois de cumprirem sua função, as fitas geralmente são
descartadas. Mas Lucia Laguna percebe que nelas há algo
de fundamental. Elas não são apenas vestígios, restos da
pintura, mas testemunhas de um processo de trabalho.
As fitas são como índices do próprio fazer, são sinais que
indicam o trabalho da artista. Elas trazem algo do excesso
de tinta que precisa ser controlado para que a composição
apareça, e ganham outra função ao se tornarem matéria
prima para obras inéditas.
Ao mesmo tempo que são linhas, elas são massas de cor
sobrepostas, colagem de fitas com tinta acrílica que formam
motivos florais. Lucia Laguna trata o resultado como
desenho e colagem, já que estão próximas do universo
da representação gráfica e da justaposição de elementos.
Mas, em vez de serem desenhos como mera preparação
para a pintura, são desenhos que se desdobram da pintura
e ganham outra vida a partir do diálogo com o jardim que
ocupa a entrada do ateliê da artista.
Categoria | Gravura |
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Artista | Lucia Laguna |
Ano | 2024 |
Dimensões (AXLXP) | N/A |